Fazenda Estação do Salto

DESCRIÇÃO

Fazenda Estação do Salto: 

Fazenda centenária, localizada no município de Carmo da Cachoeira, sul de Minas Gerais, sempre foi um lugar de exuberante flora e fauna e com uma riqueza de histórias e memórias. Seu nome, Fazenda Estação do Salto, foi dado em decorrência da construção da Estação Ferroviária, entre 1918 a 1926, sendo ramal que ligava a estação de Lavras a Três Corações.

Na época, um vilarejo de grande movimento. Suas mercearias recebiam o nome de “venda”e, naquele cenário colonial, serviam aos moradores de lá e das regiões vizinhas. Por lá, trens carregavam passageiros e cargas. O correio funcionava na estação, onde minha avó materna trabalhou por muito tempo.

O início da plantação de café se deu por volta de 1940 – numa terra vizinha- com meu avô paterno. Com passar dos tempos, meu pai, Francisco Ademar Reis, adquiriu a fazenda Estação do Salto e foi ampliando as plantações de café; acompanhando a evolução e as mudanças no manejo e beneficiamento; introduzindo novas técnicas, experiências e conhecimentos em sua lavoura. Cuidadosamente, geriu sua fazenda com o objetivo de produzir um café de qualidade.

Desde sempre a produção é realizada dentro da fazenda por pessoas apaixonadas, que vivem o café todos os dias. Hoje, com a propriedade em meu nome, continuo essa tradição: valorizo a qualidade, o o sabor e o aroma que se destaca no ambiente ao coar o café Fazenda Estação do Salto.(Helcione Reis, proprietária da Fazenda Estação do Salto).

 

ENDEREÇO

Fazenda Estação do Salto - Zona Rural, Carmo da Cachoeira - MG, 37225-000
35998751383
 
 
 

MÉTODO DE PROCESSO

  • Natural
  • Pulped Natural Sun Dry with tent
 

ÁREA TOTAL

200 ha
 

COM CAFÉ

95 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 950 m
  • Máxima: 1100 m