Fazenda Potreiros

DESCRIÇÃO

Giovani Miari Brito e sua esposa Maria D’Aparecida, de família tradicional na cultura e beneficiamento de café, no ano de 1979, adquiriram a fazenda Potreiros localizada no município de Três Pontas. Ele, que além de possuir larga experiência no cultivo de café, também era engenheiro civil e empresário do ramo da construção, implementou sua prática empresarial na administração da fazenda e investiu desde o início em sistemas eficientes de produção e melhoria na qualidade, buscando uma produção de café arábica sustentável.

A fazenda sempre se preocupou com boas práticas ambientais, tais como: maior conscientização sobre o uso racional da água, proteção das reservas ambientais, bem como um maior respeito pela flora e fauna nativas da região. Além disso, a fazenda preza pelo bom convívio com seus colaboradores: hoje são em média 64 funcionários fixos, sendo que destes, 30 são residentes na fazenda, não sendo cobrado deles nenhum custo com aluguel, água e energia.

Devido ao desenvolvimento contínuo da produção cafeeira, a adequação permanente da infraestrutura torna-se aspecto fundamental. Os planos de desenvolvimento têm se baseado na sustentabilidade e nas melhores práticas agrícolas, garantidas pelas certificações UTZ e RAS que a fazenda possui atualmente.

Com uma média de safra de 14.000 sacas anuais, a Fazenda Potreiros trabalha com colheita mecanizada e manual, sempre engajada em garantir um produto de qualidade.

Após o falecimento de Giovani Miari, em 2011, a administração da fazenda ficou a cargo de sua esposa, Maria D’Aparecida, bem como de sua filha, Sílvia Miari, que se preocupam em manter e aprimorar sempre mais os conhecimentos deixados pelo seu fundador.


 

Certificações

  • UTZ Certified (válido a partir de 06/05/2017 até 05/05/2018 )

  • https://www.utz.org/
  • A UTZ é um programa de sustentabilidade para café, cacau e chá que opera em conjunto com as marcas existentes. Os fazendeiros podem melhorar sua produtividade, qualidade dos produtos e eficiência, cuidando das pessoas e do meio ambiente. Isso permite que eles produzam maiores volumes por menores custos, o que melhora o padrão de vida das comunidades agrícolas. Os consumidores podem usufruir de sua marca favorita e, simultaneamente, contribuir para um mundo sustentável.
  • Rainforest Alliance Certified (válido a partir de 29/02/2016 até 28/02/2019 )

  • http://www.rainforest-alliance.org/business/certification-verification
  • Usa o poder dos mercados para prender os principais causadores do desmatamento e destruição ambiental: extração de madeira, a expansão agrícola, pecuária e turismo. A empresa trabalha para garantir milhões de hectares de florestas de trabalho, fazendas, ranchos e propriedades de hotéis sejam levados de acordo com rigorosos padrões de sustentabilidade. E, ligando as empresas para os consumidores conscientes, que identificam seus produtos e serviços através do selo Rainforest Alliance Certified e Rainforest Alliance marca Verified, demonstra que práticas sustentáveis podem ajudar as empresas a prosperar na economia moderna.
 

ENDEREÇO

Estrada Três Pontas / Carmo da Cachoeira - KM 20 - Zona Rural, Três Pontas - MG, 37190-000
(35) 3265-1721
 
 
 

MÉTODOS DE PROCESSO

  • Natural
  • Washed
  • Cereja Descascado Desmucilado
  • Pulped Natural
 

ÁREA TOTAL

1114.6 ha
 

COM CAFÉ

392.4 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 940 m
  • Máxima: 1050 m
  • Média: 995 m