Fazenda Recreio

DESCRIÇÃO

Cinco gerações em busca do melhor café! Situada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, município de São Sebastião da Grama – SP, divisa com Poços de Caldas – MG, a história desta fazenda inicia-se no ano de 1890 quando a Sra. Ignês Bernardina da Silva Dias, então viúva e com quatro filhos, comprou as terras para aqui viver. Trabalhou duro com seus filhos para formar as primeiras lavouras de café e ter, já no ano de 1893, a primeira colheita. São mais de 120 anos de dedicação ao café em uma região montanhosa e de muitas dificuldades, mas reconhecidamente propícia à produção de cafés de alta qualidade. Em 1945, o Sr. Joaquim José de Carvalho Dias, um dos 11 filhos de Lindolpho Pio com Mathilde de Carvalho Dias, após formar-se em agronomia na Universidade Federal de Viçosa, começou a trabalhar na fazenda. Renovou lavouras, atualizando e inovando as técnicas de plantio, selecionando variedades em conjunto com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e implantando talhões de Bourbon Amarelo, que hoje ocupa boa parte das áreas de produção e são muito procurados por importadores de todo o mundo. A fazenda foi adquirida em 2006 por Homero Teixeira de Macedo Junior, casado com Maria, única mulher dos quatro filhos de Joaquim José que, infelizmente, faleceu em outubro do mesmo ano, não sem antes ver a propriedade passar para um de seus herdeiros, conforme sua vontade expressa. O casal conta ainda com a colaboração do filho Diogo, também agrônomo formado pela UFSCar, a quem cabe a administração direta da propriedade e que, desde o ano de 2000, já auxiliava o avô Joaquim José na busca de melhorias e novas tecnologias. Esta nova gestão trouxe algumas importantes melhorias ao processo, como o investimento no moderno e ecológico sistema de preparo do café via úmida, novos critérios de separação e secagem dos cafés natural e cereja, novas tulhas suspensas que permitem armazenar individualmente cada lote, bem como a preocupação com a qualidade em todas as fases do processo através da identificação e rastreamento dos lotes, desde a fase de aplicação dos insumos até a armazenagem final após o benefício. Com uma exuberante flora e fauna, a preocupação com o Meio Ambiente é permanente e as inúmeras nascentes e córregos estão sendo preservados ou recuperados conforme a nova legislação. Aulas e atitudes de conscientização fazem parte do dia a dia dos colaboradores e seus familiares. A Certificação recebida da UTZ Certified garante e comprova a aprovação aos critérios econômicos, sociais e ambientais praticados na Fazenda Recreio para a produção responsável de café de nível internacional.

 

Certificações

  • UTZ Certified (válido a partir de 19/05/2016 até 18/05/2017 )

  • https://www.utz.org/
  • A UTZ é um programa de sustentabilidade para café, cacau e chá que opera em conjunto com as marcas existentes. Os fazendeiros podem melhorar sua produtividade, qualidade dos produtos e eficiência, cuidando das pessoas e do meio ambiente. Isso permite que eles produzam maiores volumes por menores custos, o que melhora o padrão de vida das comunidades agrícolas. Os consumidores podem usufruir de sua marca favorita e, simultaneamente, contribuir para um mundo sustentável.
  • Rainforest Alliance Certified (válido a partir de 10/07/2018 até 09/07/2021 )

  • http://www.rainforest-alliance.org/business/certification-verification
  • Usa o poder dos mercados para prender os principais causadores do desmatamento e destruição ambiental: extração de madeira, a expansão agrícola, pecuária e turismo. A empresa trabalha para garantir milhões de hectares de florestas de trabalho, fazendas, ranchos e propriedades de hotéis sejam levados de acordo com rigorosos padrões de sustentabilidade. E, ligando as empresas para os consumidores conscientes, que identificam seus produtos e serviços através do selo Rainforest Alliance Certified e Rainforest Alliance marca Verified, demonstra que práticas sustentáveis podem ajudar as empresas a prosperar na economia moderna.
 

ENDEREÇO

Rodovia São Sebastião da Grama à Poços de Caldas Km 24 - Zona Rural, São Sebastião da Grama - SP, 13.790-000
 
 
 

MÉTODOS DE PROCESSO

  • Natural
 

ATRIBUTOS

  • Aroma
    -
  • Acidez
    -
  • Corpo
    -
  • Sabor
    -
  • Finalização
    -
 

ÁREA TOTAL

596.46 ha
 

COM CAFÉ

190.7 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 1000 m
  • Máxima: 1350 m
  • Média: 1100 m