Rubi MG 1192

ORIGEM

A cultivar Rubi MG 1192 é oriunda do cruzamento entre as cultivares Catuaí e Mundo Novo, realizado por técnicos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) nos anos 1960 e introduzida em Minas Gerais, pela Epamig, nos anos 1970. Várias progênies desse material foram avaliadas em diversos locais da região do Sul de Minas, sendo lançada, até o momento, para cultivo comercial, a linhagem MG 1192, sob a designação de Rubi-MG 1192.
 

CARACTERÍSTICAS

A cultivar Rubi apresenta formato de copa característico das cultivares Catuaí, ou seja, a planta é baixa, com a copa ligeiramente arredondada, com maturação dos frutos pouco mais precoce e uniforme que a da cultivar Catuaí. Possui ramificações secundárias abundantes e alto grau de enfolhamento. A angulação dos ramos produtivos é pouco mais aberta que a da cultivar Catuaí, o que permite maior aeração e insolação no interior da planta. Os frutos maduros são vermelho-escuros e as sementes de formato chato. Apresenta boa produtividade e vigor vegetativo, sem depauperamento precoce ou seca de ramos produtivos. Os cafeeiros apresentam folhas novas com coloração predominantemente bronze.
 

RECOMENDAÇÕES DE PLANTIO

É indicada para as principais regiões cafeeiras do estado de Minas Gerais, já que vem apresentando boa adaptabilidade e estabilidade de produção em diferentes ambientes. Para o seu plantio, são utilizados espaçamentos que variam de 2,50 a 3,50 m entre fileiras e de 0,60 a 0,80 m entre plantas, dentro das fileiras. Em regiões com altitude acima de 1.200 m, deve-se utilizar espaçamento entre plantas de 0,80 m, uma vez que, em espaçamentos menores, a maturação tem se mostrado desuniforme e tardia.
 

FICHA TÉCNICA

PORTE Baixo
COPA Cilíndrica
DIÂMETRO DA COPA Médio
COMPRIMENTO DE INTERNÓDIO Curto
RAMIFICAÇÃO SECUNDÁRIA Abundante
COR DAS FOLHAS JOVENS Abundante
TAMANHO DA FOLHA Médio
COR DO FRUTO MADURO Vermelha
FORMATO DO FRUTO Elíptico
TAMANHO DA SEMENTE Médio
FORMATO DA SEMENTE Curto e largo
CICLO DE MATURAÇÃO Médio e uniforme
ONDULAÇÃO DA BORDA DA FOLHA Pouco ondulada
RESISTÊNCIA À FERRUGEM Suscetível
RESISTÊNCIA A NEMATÓIDE Suscetível
VIGOR Alto
QUALIDADE DA BEBIDA Boa
PRODUTIVIDADE Alta