Programa Educacional CQI

Um avaliador Q (de qualidade) é um profissional de degustação e classificação de cafés que recebe uma certificação mundial ligada ao Instituto de Qualidade do Café (Coffee Quality Institute CQI). Este órgão, cuja sede está nos Estados Unidos, trabalha em prol de uma melhor qualidade cafeeira mundial por meio de treinamentos e exames práticos que permitem o desenvolvimento de competências para a análise sensorial, além da habilidade em avaliar os defeitos da bebida.

 

O treinamento e os exames foram desenvolvidos com base na metodologia da SCAA (Specialty Coffee American Association). O curso tem a duração de 6 dias e está baseado em exercícios teóricos e práticos. Ao final, os alunos realizam uma série de exames necessários para a obtenção da licença “Q-Grader”.

 

O foco de atuação do Q-Grader é o comércio de cafés com qualidade certificada e o profissional com a certificação torna-se apto a avaliar a diferença de cafés de várias origens, entre os quais: Etiópia, Kenya, Indonésia, Colômbia, Guatemala, Brasil, etc.