A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizará curso de formação e certificação de “R-Grader”, de 12 a 17 de agosto, em São Gabriel da Palha (ES), na sede da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), que será parceira da iniciativa. A capacitação, que inclui o rol de iniciativas da BSCA School, é voltada a profissionais da cadeia produtiva do café que desejam se especializar em degustação e classificação dos cafés robustas e obter uma certificação mundial do Coffee Quality Institute (CQI).
Segundo Tatiana Bastos, da área Educacional da BSCA, esse curso combina treinamento e testes para reforçar a compreensão dos alunos sobre o processo de classificação do Q Robusta, ao mesmo tempo em que mede sua capacidade de avaliar o café Robusta de acordo com os padrões estabelecidos no “CQI Fine Robusta Standards and Protocols”.
“Este curso intensivo envolve uma mistura de palestras e treinamento em todos os aspectos da classificação, degustação e avaliação de café robusta fino. Os participantes farão 19 exames específicos projetados para medir suas habilidades sensoriais, incluindo as olfativas, triangulação e degustação, bem como um exame escrito sobre conhecimento geral voltado a café robusta”, explica.
Os alunos que concluírem a formação com êxito estarão aptos a avaliar os cafés robustas com base na qualidade e na origem da xícara, além de fornecer feedback sobre nuances, defeitos e sabores da xícara, por meio da obtenção da compreensão completa dos padrões e protocolos de degustação e classificação do “CQI Fine Robusta”, incluindo o formulário de degustação.
“Após a avaliação final, os avaliadores capacitados receberão o ‘Certified Q Robusta Graders’, o que lhes garantirá a capacidade de falar uma linguagem comum de qualidade em toda a cadeia de suprimentos dessa variedade de café em todo o mundo”, completa Tatiana.
SOBRE O CURSO
O treinamento e os exames foram desenvolvidos com base na metodologia da Specialty Coffee Association (SCA). Com duração de seis dias, o curso, que terá como instrutor Joel Shuler, do CQI, é baseado em exercícios teóricos e práticos e, ao final, os alunos realizarão uma série de exames necessários para a obtenção da licença “R-Grader”.
A formação de um R-Grader envolve o conhecimento de todas as etapas do processo produtivo do café, envolvendo ações que vão desde a produção, passam por classificação, identificação de torra, habilidades sensoriais até a triangulação sensorial.
Os itens abordados são: conhecimentos gerais do café, testes de habilidade sensorial, teste olfativo, teste de triangulação, teste de ácidos orgânicos, café verde, teste de torra, identificação de amostras de torras e testes de xícaras.
Os aprovados com a certificação se tornarão aptos a avaliar a diferença de cafés robustas de várias origens produtoras mundiais e poderão atuar como profissionais com foco no comércio desses cafés com qualidade certificada.
“O curso de formação da R-Grader que a BSCA desenvolve no Brasil, assim como os demais que realizamos através de nosso programa educacional, vem ao encontro dos objetivos do CQI, com trabalho em prol de uma melhor qualidade cafeeira mundial, por meio de treinamentos e exames práticos, os quais possibilitam o desenvolvimento de competências para análise sensorial, além da habilidade em avaliar a qualidade, nesse caso específico, dos cafés robustas”, conclui Vinicius Estrela, diretor executivo da Associação.
©2024 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br