A illycaffè realizou, na noite de ontem, 8 de maio, em São Paulo (SP), a cerimônia de premiação do 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Entre os vencedores da concorrida e conceituada premiação, marcaram presença quatro membros da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA): Daniella Romano Pelosini, do Sitio Daniella, regional “São Paulo”; Eduardo Pinheiro Campos, da Fazenda Dona Nenem, regional “Cerrado Mineiro”; e Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, da Fazenda Califórnia, regional “Região Sul”
"A presença de nossos associados nas principais premiações com foco socioambiental do Brasil e do mundo, como esta da illy, atesta o compromisso de nossos produtores com o respeito aos critérios ESG, movimento que a BSCA incentiva e estimula junto a seus membros, especialmente em tempos em que os consumidores mundiais demandam cada vez mais produtos sustentáveis e com qualidade", comenta o diretor executivo da entidade, Vinicius Estrela.
Os três vencedores gerais do 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso foram: Dimas Mendes Bastos (Matas de Minas), Fazenda Sequóia Minas (Chapada de Minas) e Leda Terezinha Castellani Pereira Lima (Sul de Minas). Eles receberam diplomas e R$ 10 mil cada e representarão o Brasil na disputa do 10º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, que será realizado em Roma (ITA), no segundo semestre. O certame global reunirá 27 cafeicultores, de nove países, que são fornecedores de café à illy. O Brasil é o atual campeão com o título conquistado pela Fazenda Serra do Boné, em 2024.
Criada em 1991, a premiação nacional, conforme comunicado da illy, reconheceu mais de 1,5 mil cafeicultores brasileiros, entregou mais de R$ 8 milhões em prêmios, "atravessou fronteiras e inspirou o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, levando o conceito de qualidade, bem-estar e sustentabilidade propostos pela illycaffè a vários cantos do mundo".
Durante o Prêmio de ontem, também foram conhecidos os produtores vencedores regionais e os "Classificadores do Ano", que reconhece o trabalho desses profissionais na busca constante por café sustentável de qualidade. Confira, abaixo, a lista completa.
Prêmio Ernesto Illy – Regional (avalia 10 regiões e nesta edição seis foram premiadas)
Cerrado Mineiro
1º lugar - Eduardo Pinheiro Campos (membro BSCA)
2º lugar - Paulo Veloso dos Santos
Chapada de Minas
1º lugar - Fazenda Sequoia Minas
2º lugar - Luis Manuel R.Fachada Martins da Silva
Matas de Minas
1º lugar - Dimas Mendes Bastos
2º lugar - Sandra Lelis da Silva
Sul de Minas
1º lugar - Leda Terezinha Castellani Pereira Lima
2º lugar - Armando Santos Junior
São Paulo
1º lugar - Daniella Romano Pelosini (membro BSCA)
2º lugar - João Luiz Cobra Monteiro
Região Sul
1º lugar - Luiz Roberto Saldanha Rodrigues (membro BSCA)
Prêmio Ernesto Illy - Classificador do Ano
1º lugar - Edenilson de Oliveira Cabral (Matas Estate Coffee - Matas de Minas)
2º lugar - José Vitor Oliveira (Armazéns Gerais Peneira Alta - Sul de Minas)
3º lugar - Vagner Amaral Veloso (Coffee - Cerrado Mineiro)
Menção Honrosa - Luiz Evandro Ribeiro (Cooxupé - Sul de Minas)
©2025 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br