O barista Daniel Munari, de Curitiba (PR), sagrou-se bicampeão brasileiro de Coffee in Good Spirits, competição que atesta as habilidades no preparo de drinques alcoólicos com café e é realizada pelo projeto “Brazil. The Coffee Nation”, parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A segunda colocação ficou com a barista Mari Mesquita, de Brasília (DF), e Leo Oliva, de Curitiba (PR), completou o pódio.
A competição ocorreu entre os dias 1º e 3 de março, no Shopping Total, em Porto Alegre (RS), que sediou pela primeira vez o evento. Com o título, Munari representará o Brasil no campeonato mundial da categoria, que acontecerá em junho, em Copenhague, na Dinamarca.
"Foi mais legal do que ganhar pela primeira vez, porque o desafio é cada vez maior. Sempre há muito respeito e admiração por todos os outros competidores e isso faz com que a gente nunca tenha certeza. Nos preparamos, fizemos um trabalho bem sério nas últimas semanas, chegamos aqui com o pé no chão, com todo respeito do mundo e, depois de bastante esforço, alcançamos o segundo título", conta o campeão.
Munari recorda que teve uma preparação bem trabalhosa, com pouco tempo para desenvolver as bebidas, treinar para a competição e definir o roteiro da apresentação. "Acho que consegui trazer um pouco de tudo o que a gente treinou nos outros anos, agregando experiências da final de 2022, do mundial em 2023, do briefing que acumulamos em contato com juízes e competidores de todo o mundo, além de um ano inteiro pensando nisso. Assim, a gente conseguiu chegar a uma competição nacional bem-preparado, aliando isso tudo ao curto tempo de preparação intensa nessas últimas duas semanas, mas deu tudo certo", lembra.
O bicampeão brasileiro de Coffee in Good Spirits também destaca a importância dos campeonatos realizados pela BSCA em parceria com a ApexBrasil no país. "É muito importante a criação dessa estrutura para os campeonatos. Ao todo, no mundo, são sete competições autorizadas pela (World Coffee Events) WCE, sendo que seis são realizadas no Brasil, o que é muito raro, pois são poucos os países que têm tantas competições que credenciam um barista para o mundial. As competições são importantíssimas, é uma forma de incentivar o barista a estudar, a melhorar, a buscar novas tecnologias e, por fim, isso também se aplica diretamente na cafeteria, no dia a dia, na qualidade do café que servimos", enaltece.
Munari completa que os campeonatos brasileiros de barismo são, ainda, uma forma de o barista representar o produtor, de apresentar o café que o seu produtor parceiro cultiva com excelência. "Tive a felicidade de representar o Jean Faleiros (da Indicação de Procedência da Alta Mogiana), que é um grande parceiro. É muito bacana representar o cafeicultor, que acho que é o tesouro do Brasil. Tenho certeza que existem milhares de outros produtores sedentos para ter seu café servido por competidores de alto nível também", projeta.
Anualmente, a BSCA vem realizando ações com o objetivo de manter o elevado padrão das competições nacionais de barismo e capacitar os profissionais da área. “Os campeonatos são emblemáticos porque é quando se define um novo embaixador do café especial brasileiro, o barista que veste a camisa do ‘time Brasil’ para disputar um título mundial. Estamos obtendo resultados positivos e nossa intenção é manter o nível dos campeonatos e inserir mudanças para que tenhamos, cada vez mais, baristas mais capacitados, juízes mais qualificados e eventos que deixem o Brasil na posição de destaque que merece nas competições globais”, comenta o diretor executivo da entidade, Vinicius Estrela.
Ele explica que a realização do campeonato em Porto Alegre veio da ideia da entidade de as competições percorrerem o Brasil para apresentar, aos consumidores locais, mais informações sobre o café especial e o profissional barista. "A categoria Coffee in Good Spirits é bem visual e surpreendente, com drinques cativantes, que mostraram ao público da capital gaúcha opções diversas que levam café na receita. Nossa ideia é seguir percorrendo o país com as competições e ampliar o conhecimento, tanto do nosso setor, quanto do trabalho e da importância dos baristas, ao maior número de pessoas possível, o que colaborará para um processo constante de evolução dos cafés especiais do Brasil”, conclui.
O Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits 2024 contou com Nescafé, Naveia e Da Vinci Gourmet como patrocinadores, recebeu apoio de Shopping Total, Achega Café e Café do Mercado e teve o equipamento oficial fornecido por Grancoffee e Bunn. Os anfitriões desta edição foram Emovere e Café Porto Farrô, de Porto Alegre.
CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits é mais uma ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, que tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE A BSCA
Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
A BSCA tem por finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados por selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.
Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.
©2024 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br