'' Brazil. The Coffee Nation | Taiwan Int’l Coffee Show pode render US$ 13 mi aos cafés especiais do Brasil

Taiwan Int’l Coffee Show pode render US$ 13 mi aos cafés especiais do Brasil

21/11/2023 17:27 Paulo André Notícias

Como ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), uma delegação composta por seis empresas do país marcou presença na Taiwan Int'l Coffee Show 2023, de 17 a 20 de novembro, na capital Taipei. A participação nacional pode reder US$ 13 milhões em negócios, com US$ 2,7 mi concretizados na feira e o prognóstico para mais US$ 10,3 mi nos próximos 12 meses.

Essa performance pode ser alcançada por meio de 110 contatos comerciais realizados no evento, dos quais 37 foram com novos potenciais clientes. Se confirmada, essa cifra representará um substancial crescimento superior a 1.000% na comparação com a participação brasileira na Taiwan Int'l Coffee Show de 2019 – última dição pré-pandemia da covid-19 –, quando foram concretizados US$ 1,2 milhão em negócios.

A delegação brasileira contou com o estande da BSCA para a realização de networking e negócios, onde havia bancadas das empresas integrantes do projeto setorial, foram realizados dois cuppings com cafés das origens produtoras do país e outras três sessões abertas de degustação dos vencedores do Cup of Excellence Brazil 2023. Os campeões nacionais do principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo também puderam ser provados no brew bar do espaço, que disponibilizou a bebida filtrada ao público presente.

Taiwan é um grande mercado consumidor de café, que movimenta cerca de US$ 2,5 bilhões atualmente e apresenta crescimento constante no número de cafeterias, que se aproximou de 4.500 unidades ao final de julho deste ano, conforme números do Central America Trade Office (CATO), escritório apoiado pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico Republic of China (Taiwan)-Central American.

"Com o potencial desse mercado, é importante que apresentemos os vencedores do Cup of Excellence para atrair mais compradores ao leilão internacional desses cafés, que será realizado no próximo dia 6 de dezembro. Além disso, os cafés especiais do Brasil são muito bem aceitos pelos consumidores asiáticos, que têm, por essência, o perfil de fidelidade nos negócios, realizando contratos de longo prazo com produtores e empresários brasileiros", conclui Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.