Daniel Vaz, do Rio de Janeiro, é o novo campeão brasileiro de barista

13/11/2023 20:06 Paulo André Notícias

Daniel Vaz, profissional da Five Roasters, do Rio de Janeiro (RJ), é o novo campeão brasileiro de barista e representará o país no campeonato mundial da categoria, que ocorrerá, entre 1º e 4 de maio de 2024, na World of Coffee Busan, na Coreia do Sul. O novo campeão foi quem demonstrou maior habilidade e conhecimento no preparo e na apresentação de cafés espressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura, critérios que são analisados na competição realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“A ficha ainda não caiu. Nem nos meus maiores sonhos achei que chegaria aqui! Em menos de um mês, fui vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Brewers Cup e campeão do Brasileiro de Barista! Durante toda minha vida aprendi que esforço supera talento e que não existe sorte, mas sim esforço. Eu me entreguei de corpo e alma para o café, com toda minha intensidade, mas eu não cheguei aqui sozinho. Se hoje sou um barista competidor é porque um campeão me deu uma oportunidade e me motivou, mostrou o caminho e acreditou em mim. Eu não tenho palavras para tanta gratidão ao Emerson Nascimento (bicampeão brasileiro de Coffee in Good Spirits, também da Five Roasters). Esse título é nosso”, exclamou em post nas redes.

O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, anota que a entidade vem realizando ações, ano a ano, que visam manter o elevado nível das competições nacionais de barismo e capacitar os profissionais da área. “Os campeonatos são emblemáticos porque é quando elegemos o embaixador do nosso café especial, o barista que coloca ‘time Brasil’ no peito para disputar um título mundial. Estamos em uma sequência de resultados positivos, queremos manter o nível dos campeonatos e implementar mudanças para que tenhamos, sempre, baristas mais qualificados, juízes mais qualificados e eventos que possam deixar o Brasil na posição de destaque que merece, que é nas primeiras colocações nos mundiais”, comenta.

Uma das novidades apresentadas na competição deste ano foi a premiação em dinheiro aos três primeiros colocados. “A gente sabe o protagonismo que o Brasil teve nos últimos mundiais e, mais do que qualquer outra coisa, queremos reverenciar e valorizar esses baristas. Nosso objetivo é ajudar para que se preparem para vencer lá longe e levem o Brasil novamente ao pódio no mundial”, diz Taissara Martins, head de ESG para Cafés e Bebidas da Nestlé Brasil, empresa detentora da Nescafé, patrocinadora diamante do Campeonato Brasileiro de Barista.

O campeão Daniel Vaz recebeu R$ 10 mil pelo título. O segundo lugar da competição, que ficou com Marcondes Trindade, da Acorde 27 – Cafés Especiais, de Brasília (DF), recebeu R$ 3 mil e a terceira colocada, a barista Juliana Morgado, da Studio Grão Coffee Roasters, também da capital federal, teve como prêmio R$ 2 mil.

O Campeonato Brasileiro de Barista foi realizado de 8 a 10 novembro, em Belo Horizonte (MG), dentro da programação da Semana Internacional do Café – SIC 2023, anfitriã do evento. A competição contou com os patrocínios Diamante, da Nescafé, e Bronze, da Expocacer. O equipamento oficial foi fornecido pela Grancoffee e a água oficial foi a Lindoya Verão. O evento também teve apoio da Achega Café e a Revista Espresso como mídia especializada.

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO
Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O Campeonato Brasileiro de Barista é uma ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.