'' Brazil. The Coffee Nation | Participação brasileira na Café Show Seoul 2023 pode gerar US$ 22,4 milhões

Participação brasileira na Café Show Seoul 2023 pode gerar US$ 22,4 milhões

16/11/2023 12:25 Paulo André Notícias

A participação brasileira na Cafe Show Seoul 2023, principal evento do setor na Coreia do Sul e um dos maiores na Ásia, que ocorreu de 8 a 11 de novembro, na capital sul-coreana, pode render US$ 22,4 milhões. Como ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 11 empresas nacionais realizaram contatos comerciais com 90 compradores e formadores de opinião da região, sendo 40 novos, o que possibilitou a concretização de US$ 6,126 milhões em negócios na feira e a projeção para mais US$ 16,264 milhões nos próximos 12 meses.

Segundo Vinicius Estrela, diretor-executivo da BSCA, a Coreia do Sul é um importante parceiro dos cafés brasileiros e o foco no produto especial é crescente. "Desde o ano passado, temos observado um 'pool' de pequenas torrefações sul-coreanas que emergem e, diante da competitividade existente na oferta, qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e história dos cafés especiais são critérios que geram grande diferencial. Nesse sentido, o Brasil está muito bem estruturado para consolidar e ampliar sua participação nesse mercado", destaca.

Na Cafe Show Seoul 2023, os representantes brasileiros realizaram cinco sessões de cupping no estande da BSCA e três sessões de degustação, abertas ao público, nas quais foram apresentados os cafés vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2023. Também houve bancadas das empresas que participam do "Brazil. The Coffee Nation" e um brew bar, onde foram servidos cafés filtrados vencedores do principal concurso de qualidade do mundo e de diferentes origens produtoras do país.

A BSCA também participou de uma sessão de cupping organizada pela Alliance for Coffee Excellence (ACE) — entidade que coordena o Cup of Excellence em todo o mundo —, que convidou importadoras e torrefações sul-coreanas para provarem os cafés vencedores da última edição da competição no Brasil. "A oferta dos cafés do Cup of Excellence – Brazil 2023, tanto no estande, quanto na degustação promovida pela ACE, foi estratégica por apresentar esses lotes a importantes compradores locais, há pouco menos de um mês da realização do leilão desses cafés, que ocorrerá no dia 6 de dezembro", conta Estrela.

Em 2023, no acumulado de janeiro a outubro, a Coreia do Sul figura como o 12º principal destino das exportações dos cafés brasileiros. Nesses 10 meses, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), foram remetidas 723.302 sacas de 60 kg do produto ao país asiático, volume que representa 2,4% das remessas totais efetuadas pelo país até o mês passado.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.