Fazenda Espigão do Palmital

DESCRIÇÃO

NOSSA HISTÓRIA

A Paixão pelo Café

Nossa história de como chegamos até aqui, começou lá atrás com a paixão de um homem pelo café, o Sr. Miguel Constante, avô do Gil César de Melo. O Sr. Miguel era um cafeicultor muito dedicado ao trabalho na lavoura, na cidade de Campos Altos no interior de Minas Gerais. Ele passou para sua filha, Elizena Sebastiana de Melo, a herança dessa paixão. Posteriormente ela se casou com João Rafael de Melo. Apesar deles não trabalharem na fazenda, trataram de transmitir esse apego ao seu filho, Gil César de Melo, através das prosas e convívio com seu avô.

Gil César tem em suas raízes, o DNA da cultura do café. Em toda sua vida teve bastante afinidade com o campo. Tem boas lembranças de quando era menino e passava os finais de semana e férias com seu avô na fazenda. Ele lembra que aos 6 anos de idade gostava de ficar no meio da lavoura de café. Naquela época, não tinha a tecnologia como hoje e o transporte do café era feito em carro de boi.

De origem simples, seu primeiro emprego foi fora do universo do café, aos 11 anos de idade como auxiliar em um escritório de contabilidade de Campos Altos, onde ganhou experiência para dar seus primeiros passos. Já casado, sua vida era bastante corrida e precisava trabalhar mais de 12 horas por dia como representante comercial de fertilizantes, na esperança de poder ganhar uma vida melhor para sua família. Gil César sempre foi uma pessoa batalhadora que trilhou seus próprios caminhos com muito suor e perseverança sem deixar de lado suas raízes e o carisma pelo campo. Nessa caminhada ele sempre pôde contar com sua esposa Luciana, que sempre esteve ao seu lado, dando apoio e o auxiliando na fazenda. E ela, mãe dos seus filhos sonha vê-los abraçando a causa e ajudando o negócio a crescer.

Seu DAY ONE ou grande dia veio quando seu primo, dono de uma fazenda, o convidou para ser parceiro no cultivo de café, e juntos, plantaram os primeiros 6 hectares que rapidamente se transformaram em 22 hectares. Houve um dia que o café baixou para 33 dólares a saca e seu primo desistiu de prosseguir com a parceria. Nesta posição desafiadora, Gil César decidiu que tocaria o negócio sozinho comprando a parte do seu primo na sociedade.

A vida tem abençoado Gil César, de forma que ele nunca parou de perseguir seu sonho de fazer o que mais gosta, que é produzir café. Agora com mais outro motivo, seus filhos. De lá pra cá, os negócios prosperaram e consolidou 138 hectares de lavoura de café numa localização privilegiada em Campos Altos, sempre investindo na ampliação de novas áreas de plantio e alta qualidade.

Hoje estamos na quarta geração que herdou a mesma paixão passada de geração a geração. Os filhos Edu e Hugo de Melo vêm com um olhar para o novo, contribuindo com conhecimento e inovação do negócio.

Edu deixou brevemente a cultura do café para estudar engenharia civil, mas seu amor pelo café e honra aos seus antepassados o trouxe de volta em 2018, quando participou da Specialty Coffee Expo USA, onde percebeu o movimento cafeeiro fora do Brasil. A feira o mostrou que inovação e aperfeiçoando é a trilha para o alcançar a produção de um café de altíssima qualidade. Neste momento, ele enxergou que o café produzido na porta de casa tem verdadeiro valor.

Criado na fazenda, Edu herdou a sinceridade do seu pai. Inquieto e cheio de energia para fazer mudanças necessárias, busca se relacionar com pessoas que podem o inteirar sobre cafés especiais.

A sua chegada veio para modernizar a produção, tendo em mente exportar café para vários países. Hoje se sente realizado com a escolha que tomou na vida. Agora, dedica à produção de cafés especiais de alta qualidade e trabalha em estreita colaboração com seu pai para gerenciar a Coffee O’Melo.

Hugo se dedica aos estudos em agronomia pela Unicerp, no momento. É encantado pelo processo produtivo desde os estágios iniciais até os últimos detalhes para produzir o melhor café especial. Obstinado e bastante estudioso, busca estar sempre sintonizado com o universo do café.

Sua vontade sempre foi trilhar uma profissão relacionada ao negócio da família, pois visa aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir ativamente com o crescimento da empresa.


 

Certificações

  • Rainforest Alliance Certified (válido a partir de 24/09/2020 até 10/06/2021 )

  • http://www.rainforest-alliance.org/business/certification-verification
  • Certificação Rainforest Alliance ajuda produtores produzirem lavouras melhores, adaptar a mudança climática, aumentar produtividade e reduzir custos. Estes benefícios fornecem empresas com um suprimento estável e seguro de produtos certificados. Fornecimento com produtos certificados Rainforest Alliance também ajuda empresas atenderem expectativas de clientes e proteger a credibilidade das suas marcas. No centro de certificação Rainforest Alliance é a missão de criar um futuro melhor para pessoas e natureza tornando comércio responsável como o novo normal.
 

ENDEREÇO

Zona Rural de pratinha - Zona Rural , Pratinha - MG, 38960-000
 

PROPRIETÁRIO

 
 

MÉTODO DE PROCESSO

  • Demucilaged (Semi-washed)
  • Natural
  • Washed
  • Fully Washed
  • Pulped Natural Sun Dry
  • Natural Sun dry
 

ÁREA TOTAL

360 ha
 

COM CAFÉ

108 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 1050 m
  • Máxima: 1150 m
  • Média: 1100 m