Fazenda Santa Clara

DESCRIÇÃO

A propriedade denominada Santa Clara foi adquirida em 1993 com uma área de 48 hectares. Naquela época, foram plantados 10 hectares de café da variedade Acaiá. A evolução ocorreu com a aquisição de mais terras na região, que hoje totalizam 1.600 hectares. Atualmente, a área de cultivo de café é de 194 hectares nas variedades Acaiá, Bourbon amarelo, Catuaí e Catucaí. Possui certificação da UTZ e tem a honra de participar da BSCA. Considerando que a fazenda está localizada no Campo das Vertentes, com terras altas, altitudes variando entre 1.000 e 1.150 metros, a fazenda ainda dispõe de um potencial de plantio de café da ordem de 400 hectares.  Excetuando as reservas legais, as demais áreas são utilizadas com o plantio de eucalipto e criação de gados Nelore e Senepol P.O.

A família Resende é tradicional na produção de café no Sul de Minas Gerais, desde os anos 1800. O proprietário carrega a herança familiar com a paixão no cultivo e atendimento aos apreciadores de cafés especiais. Desde a sua fundação, a Santa Clara tem primado pela busca na produção de cafés de qualidade, com o foco nos cafés especiais, sempre na direção de melhorias nas práticas de cultivo e variedades. A fazenda hoje opera com mão de obra de cerca de 42 famílias, representadas pelos funcionários, oriundos das localidades de Oliveira, Santo Antônio do Amparo, Bom sucesso e São Tiago. O proprietário entende que, embora esteja extremamente mecanizada utilizando, inclusive, agricultura de precisão, a necessidade do ser humano na administração, no planejamento e na execução das atividades da fazenda é imprescindível para atingir os objetivos. Entende ainda, a importância da valorização e respeito ao meio ambiente bem como à qualidade de vida dos seus colaboradores. E os resultados estão aí! A cada ano tem havido um aumento na produção e na qualidade do café produzido.

A parceria da fazenda Santa Clara com a Sancoffee - Cooperativa dos produtores de Cafés Especiais Santo Antônio do Amparo ampliou o horizonte para a exportação, representando 30% do que é produzido, na forma de café natural, especial, de terreiro. 

 

Certificações

  • UTZ Certified (válido a partir de 12/05/2020 até 12/05/2021 )

  • https://www.utz.org/
  • A UTZ é um programa de sustentabilidade para café, cacau e chá que opera em conjunto com as marcas existentes. Os fazendeiros podem melhorar sua produtividade, qualidade dos produtos e eficiência, cuidando das pessoas e do meio ambiente. Isso permite que eles produzam maiores volumes por menores custos, o que melhora o padrão de vida das comunidades agrícolas. Os consumidores podem usufruir de sua marca favorita e, simultaneamente, contribuir para um mundo sustentável.
 

ENDEREÇO

BR 381 KM 627 - Norte - Zona Rural, Oliveira - MG, 35540-000
 

PROPRIETÁRIO

 
 
 

MÉTODO DE PROCESSO

  • Natural
  • DOBLE FERMENTATION
 

ÁREA TOTAL

1371.8 ha
 

COM CAFÉ

194 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 1000 m
  • Máxima: 1600 m
  • Média: 1100 m