Nome dos Produtores: Ivan Prado de Melo e Weder Batista Cidade: Maria da Fé – Minas Gerais
Região:
Sul de Minas Gerais, alto da Serra da Mantiqueira Comunidade: Maria da fé
História dos Produtores e da Fazenda
A fazenda pertencia ao senhor José Vitor Batista, mais conhecido como Senhor Juquinha, homem trabalhador, veio de uma família humilde e iniciou sua vida como agricultor de Batata e tornou-se um grande comerciante na cidade de Maria da Fé.
O sr. Juquinha é pai de Weder Batista e Rosane Batista, esta casada com Ivan Prado de Melo.
Em 2015 iniciaram a preparação da terra, fizeram análise do solo e sua correção, com a reposição de nutrientes e assim iniciaram o plantio do café. Infelizmente o senhor José Vitor Batista veio a falecer, deixando a fazenda como herança e em sua homenagem deu-se o nome para à fazenda, de Fazenda Juquinha.
Os produtores Weder e Ivan, não tinham conhecimento nenhum sobre café, então iniciaram uma grande jornada de pesquisas para saber qual seria a melhor variedade de café para essa região, a qual é montanhosa, de elevada altitude 1278m , fria, com muitas alterações climáticas como geadas, excesso de chuvas no período das águas como falamos aqui na região, chuva de granizo, muita seca, os quais foram grandes desafios enfrentados durante o cultivo. Portanto, chegaram à conclusão que a melhor variedade é Catuaí Amarelo e Catucaí Amarelo.
Desde então, dedicam-se a lavoura de café em cada detalhe, desde a manutenção da lavoura durante o ano inteiro, o manuseio e a colheita dos grãos, a secagem e o beneficiamento do café.
Apesar de termos tido muitos desafios, esses foram superados e fez com que adquiríssemos mais experiência, para saber lidar com as variadas situações, o que nos trouxe mais incentivo para solucionar os problemas do dia-a-dia e motivação para produzir bons frutos.
Várias coisas nos traz motivação para dedicar cada vez mais ao café, como além de produzir um café especial e ser reconhecido mundialmente, a lavoura de café permite nós podermos ajudar várias famílias com emprego, serviço e contribui com o desenvolvimento sócio econômico da comunidade de Maria da Fé. E quem sabe num futuro próximo, fazer projetos sociais para crianças e jovens, incentivando e valorizando à agricultura e trabalho familiar.