A Fazenda Dona Alayde está localizada no município de Carmo da Cachoeira, Sul de Minas Gerais, em uma região linda ,de montanhas e solo fértil. Possui 200 ha de área total, 45 ha de café, 25 ha de área de conservação/ reserva natural e pastagens. As condições ideais de clima, solo e altitude proporcionam cafés de aromas agradáveis e sabores equilibrados .
Com a morte prematura de meu pai aos 52 anos, recebi a fazenda como herança. Com apenas 18 anos tive que entender que, mais do que trabalhar tinha a responsabilidade de conservar o patrimônio e levar adiante a história da minha família Posso dizer com orgulho, que sou a quarta geração do Coronel João Urbano Figueiredo Filho . Um grande homem, que no século XX recebeu imigrantes italianos em nossas terras como alternativas à escravidão, acreditou na sua força de trabalho e no cooperativismo, fundou o que é hoje a MINASUL (Cooperativa Dos Cafeicultores da Zona de Varginha LTDA) e plantou no seio nossa família o amor e o comprometimento pela a cafeicultura. Todo o processo de produção é executado dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade e rastreabilidade, cumprindo normas socioambientais,auditados pelas certificadoras: Certifica Minas Café , 4C Código Comum da Comunidade Européia. Este ano em parceria com o Programa Nucoffee -Sustentia obtivemos a Certificação UTZ. As orientações sobre manutenção , adubação e colheita das lavouras são acompanhadas e monitoradas por agrônomos capacitados e escolhidos como o responsáveis técnicos da fazenda. Através das análises de solo e folha das lavouras ele busca a melhor fórmula para as adubações que atendem ao critério do custo/benefício, sempre focado na sustentabilidade da propriedade.
A Fazenda possui lavouras das variedades Mundo Novo, Catucaí Amarelo e Vermelho e Bourbon Amarelo.
Os funcionários e suas famílias moram na fazenda. Suas casas são conservadas e limpas. O lixo é recolhido, separado e vendido para reciclagem. Os funcionários recebem treinamento do SENAR regularmente, são registrados e orientados sobre o uso de EPI, passam por exames médicos periódicos e possuem seguro de Acidentes Pessoais. As crianças estudam na escola do município. Um ônibus da prefeitura faz o transporte. Não permitimos de forma alguma o trabalho infantil.
Por fim posso afirmar que procuramos sempre a melhor maneira de produzir um café natural de qualidade, trabalhando com entusiasmo, respeitando as leis trabalhistas, preservando o meio ambiente, driblando as altas e baixas do mercado e as intempéries da natureza.