Fazenda das Almas

DESCRIÇÃO

Foi em 1942 que a Família Muniz iniciou as atividades nas lavouras de café da Fazenda Das Almas. Até 1965, não existia energia elétrica na fazenda e o café era beneficiado com a energia gerada por máquina a vapor. O nome Almas foi obtido por ter sido a primeira área colonizada por portugueses vindos da região dos Açores que, ao realizarem seus cultos religiosos, iam até as áreas mais altas da região por acreditar que assim estariam mais perto das almas.

O amor pelo café fez com que as demais gerações dessem continuidade ao processo de aperfeiçoamento contínuo da produção. Hoje, a fazenda é administrada pela terceira geração, completando 74 colheitas sob responsabilidade da família Muniz. Em todo esse período passou por grandes mudanças, evolução e sempre aderiu às inovações de cada época como o uso de adubo mineral, corretivo de solo, herbicidas, energia elétrica, veículos, tratores, roçadeiras e derriçadeiras semimanuais. Conseguiu aumentar a produtividade, qualidade do produto, criação de marca própria, aderiu a três certificações a UTZ e BSCA em 2004 e RAS em 2009 e, hoje, tem clientes que conhecem a filosofia de trabalho, e por isso, o relacionamento é de confiança, fidelidade e ganha ganha.

A Fazenda das Almas está localizada em Cabo Verde, nas montanhas do sul de Minas Gerais, local com microclima muito favorável ao desenvolvimento e a qualidade do café arábica, onde a topografia não permite nenhum trato cultural mecanizado, favorecendo assim, o aspecto social. A fazenda cultiva 102ha de café da variedade Mundo Novo, Catuai 144, Catuai 62, Rubi, Catucai 24/137, Icatu 3282, Tupi e Bourbon, em uma altitude que varia de 950 a 1050 metros. Descasca café desde 1992 e tem a estrutura bem dimensionada e com capacidade para atender a demanda do processamento, quando da concentração da colheita na época do ápice da maturação. A colheita é realizada manualmente e diariamente seus frutos são separados por estágio de maturação, cereja, passa, seco ou verde, e depois preparados separadamente e cuidadosamente na secagem, benefício e rebenefício. Produzimos o café descascado e natural, que tem um ótimo equilíbrio entre amargo, doce, corpo e uma acidez desejável muito característica da fazenda.

 

Certificações

  • UTZ Certified (válido a partir de 13/04/2017 até 12/04/2018 )

  • https://www.utz.org/
  • A UTZ é um programa de sustentabilidade para café, cacau e chá que opera em conjunto com as marcas existentes. Os fazendeiros podem melhorar sua produtividade, qualidade dos produtos e eficiência, cuidando das pessoas e do meio ambiente. Isso permite que eles produzam maiores volumes por menores custos, o que melhora o padrão de vida das comunidades agrícolas. Os consumidores podem usufruir de sua marca favorita e, simultaneamente, contribuir para um mundo sustentável.
  • Rainforest Alliance Certified (válido a partir de 08/08/2017 até 07/08/2020 )

  • http://www.rainforest-alliance.org/business/certification-verification
  • Usa o poder dos mercados para prender os principais causadores do desmatamento e destruição ambiental: extração de madeira, a expansão agrícola, pecuária e turismo. A empresa trabalha para garantir milhões de hectares de florestas de trabalho, fazendas, ranchos e propriedades de hotéis sejam levados de acordo com rigorosos padrões de sustentabilidade. E, ligando as empresas para os consumidores conscientes, que identificam seus produtos e serviços através do selo Rainforest Alliance Certified e Rainforest Alliance marca Verified, demonstra que práticas sustentáveis podem ajudar as empresas a prosperar na economia moderna.
 

ENDEREÇO

Fazenda das Almas, caixa postal 21 - Zona Rural, Cabo Verde - MG, 37.880-000
 

PROPRIETÁRIO

 
 
 

MÉTODOS DE PROCESSO

  • Natural
  • Pulped Natural
 

ATRIBUTOS

  • Aroma
    -
  • Acidez
    -
  • Corpo
    -
  • Sabor
    -
  • Finalização
    -
 

ÁREA TOTAL

112 ha
 

COM CAFÉ

102 ha
 

ALTITUDE

  • Mínima: 950 m
  • Máxima: 1000 m
  • Média: 975 m