Brasil sediará segunda edição do Fórum Mundial de Produtores de Café

31/10/2018 21:31 Paulo André Notícias

São Paulo, 31 de Outubro de 2018 – O Brasil será palco da segunda edição do Fórum Mundial de Produtores de Café (WCPF, em inglês), nos dias 10 e 11 de julho de 2019, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP). Criado em 2017, o evento é um ambiente de discussão, com agenda preparada pelos cafeicultores, a fim de se alcançarem os caminhos mais sustentáveis para a atividade cafeeira global.

O setor global de produção do café compreende 25 milhões de famílias, que cultivam imensa quantidade de variedades do fruto e geram bebidas que satisfazem aos mais diversos paladares em todo o mundo. Em meio a uma realidade de grandes desafios, como a sustentabilidade econômica dos produtores, os níveis de produtividade das lavouras, a volatilidade do preço nos mercados internacionais, o aumento de demanda para mais de 50 milhões de sacas nos próximos 10 a 15 anos e as adversidades climáticas, as nações cafeeiras debaterão temas de interesse comum, como a renda dos cafeicultores, as questões socioambientais, clima e a sustentabilidade econômica, entre outros.

Durante a reunião em Campinas, o professor Jeffrey D. Sachs apresentará o estudo sobre "Análise Econômica e Política para Melhorar os Rendimentos dos Pequenos Produtores de Café", encomendado pelo WCPF e dirigido por ele com o Centro de Desenvolvimento Sustentável de Columbia. “O primeiro Fórum Mundial de Produtores de Café, na Colômbia, despertou a conscientização e o interesse de todas as partes interessadas em garantir a sustentabilidade econômica dos cafeicultores em todo o mundo e encontrar maneiras de ter uma cadeia de valor sustentável, da fazenda à xícara. O segundo Fórum levará esse diálogo ao próximo nível”, disse Juan Esteban Orduz, da Federação de Cafeicultores da Colômbia.

Nesta segunda edição do Fórum Mundial de Produtores de Café, o Brasil e os demais países produtores, tal como expressaram no primeiro evento, realizado em julho de 2017, em Medellín, na Colômbia, seguirão com os esforços e considerarão as ações necessárias para solucionar cenários que comprometam a oferta futura de café e convidam todos os elos da cadeia produtiva para o evento, com o intuito de atuarem de maneira conjunta e corresponsável.

“O Brasil, como o maior produtor global, tem muito orgulho em sediar o segundo Fórum Mundial de Produtores de Café. Toda a cadeia, da fazenda à xícara, continuará enfrentando os muitos desafios que se apresentam à produção cafeeira, o que só pode ser feito através da cooperação construtiva entre todos os elos”, comentou Silas Brasileiro, do Conselho Nacional do Café do Brasil.

Nas próximas semanas, o site do evento (www.worldcoffeeproducersforum.com) estará atualizado, com o resumo prévio da programação, com oradores e painelistas, e aberto a inscrições. Além disso, as oportunidades de apoio e patrocínio serão anunciadas. Se você é produtor, exportador, importador, comprador, torrador, distribuidor ou ama o café, deixamos nosso convite para encontrarmos as melhores saídas para que todos, desde o plantio da semente à degustação de excelentes cafés, juntem-se a nós e participem do Fórum Mundial de Produtores de Café no Brasil.

SERVIÇO
2º Fórum Mundial de Produtores de Café
Local: Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP)
Data: 10 e 11 de julho de 2019